Com uma programação que surpreendeu e apaixonou os jornalistas e convidados, aconteceu na última semana do mês de novembro em Joinville/SC, o XXXVII Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo – ABRAJET. O evento iniciou na quarta-feira (23/11), com a abertura oficial, que contou com a presença de autoridades locais, trade turístico e jornalistas de 9 estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Tocantins, Paraná, São Paulo, Pernambuco, Maranhão, Minas Gerais e Pará.

Em seu discurso o presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak, agradeceu a presença das dezenas de jornalistas presentes, que não mediram esforços para estar em Joinville e a administração municipal, entidades locais pelo apoio e recepção dos participantes na cidade.

Já o secretário de turismo de Joinville, Guilherme Augusto Gassenferth, que representou o prefeito municipal Adriano Silva, deu as boas-vindas e apresentou um pouco da cidade. “Uma cidade que tem serra, tem frio. Tem turismo náutico e praia. Temos uma cultura muito rica. Temos o maior festival de danças do mundo, a única escola do Ballet Bolshoi fora da Rússia. Uma orquestra recém-formada, mas que tem como meta ser a melhor orquestra filarmônica do Brasil até 2030. O maior polo industrial. Uma área rural riquíssima, apesar de ter a maior população urbana do Estado. As contradições acontecem em Joinville, e vocês vão poder acompanhar tudo isso”, salientou.

O presidente da Abrajet-SC, estado sede do evento, Gilberto Gonçalves dos Santos, agradeceu aos patrocinadores e todos os abrajetianos que saíram de seus estados para participar do evento. “Com muita alegria e satisfação estamos realizando nosso evento aqui em Joinville. Minha cidade natal. Muito acolhedora e com lindas belezas naturais. Vamos poder levar o turismo de Joinville para todo Brasil”, reforçou Gilberto.

Quem também deixou sua mensagem aos participantes foi o presidente do Convention & Visitors Bureau – CVB, Ozei Luiz da Silva que reforçou o papel da entidade e o mais novo atrativo, a decoração de natal. “Nosso papel é captar eventos e vender o destino Joinville. Mas hoje é muito especial receber vocês jornalistas, pois são vocês que vão avaliar se tudo que estamos fazendo está no caminho certo. Infelizmente, vocês não chegaram para a abertura de natal, mas estarão vendo tudo que preparamos para tornar Joinville uma cidade reconhecida como destino de natal”.

Representando o trade turístico, Maria Conceição Junckes, presidente da ABAV/SC – Associação Brasileira de Agências de Viagens externou todo seu amor e dedicação ao turismo. “Sou movida a desafios. Tenho uma agência de viagens a 25 anos. Meu sonho sempre foi trabalhar com o associativismo e, hoje, como presidente da ABAV, procuro contribuir para o desenvolvimento tanto da cidade quanto do estado. Ter vocês, que são nosso canal de divulgação é muito importante. Quero agradecer muito a presença de vocês. Batalhamos muito para que tudo fosse o melhor, que as experiências proporcionem levar na lembrança o que Joinville tem de melhor”, enfatiza Conceição.

A cerimonia seguiu com uma série de homenagens e reconhecimento aos ex-presidentes, bem como, pessoas ilustres que fizeram a diferença nesses 65 anos de história de uma das entidades mais antigas do Brasil.

No troféu entregue a cada ex-presidente a mensagem: “O sucesso da nossa Abrajet é o sucesso de cada um de vocês. É a prova da competência da sua gestão como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. A soma de esforços e de objetivos em prol do turismo, faz a Abrajet que todos queremos nestes 65 anos.

Ricardo Guerra – Pernambuco – Gestão 1999/2000
Como presidente mais antigo presente no evento, Ricardo Guerra falou sobre sua trajetória. Iniciei minha vida nacional como abrajetiano. Foi em Santa Catarina que eu fui eleito como vice-presidente nacional. “Somos privilegiados por estarmos nesta cidade singular. Uma cidade encantadora. Nós, formadores de opinião. Temos como objetivo único de falar a verdade. Mas estamos chegando em um local onde não tem como não sair encantado, pois tem atrativos para todos os gostos”. Em sua frase final, Joinville é uma cidade arretada!

Júlio Cesar Rodrigues – Paraná – Gestão 2000/2002

Helcio Estrella – São Paulo – Gestão 2010/2014

Miriam Petrone – São Paulo – Gestão 2014/2018

Evandro Novak – Santa Catarina – Gestão 2018/2022 Atual presidente da ABRAJET Nacional

Outra premiação da noite foi para as melhores matérias do destino Piratuba/SC. O prêmio seria entregue no congresso nacional em 2020, como não aconteceu, em virtude da pandemia, os vencedores receberam na noite de abertura do 37º Congresso Nacional de Jornalistas de turismo. A premiação foi lançada em 2019, pelo presidente Evandro Novak, quando foi realizada a 1ª reunião do Conselho em Piratuba/SC. A comissão julgadora foi formada por membro do trade de Piratuba, um dos destinos de águas termais de Santa Catarina. Os jornalistas reconhecidos foram:

1º Lugar Melhor Texto, Ricardo Guerra, PE – Folha de Pernambuco, que recebeu o troféu das mãos do presidente do CVB, Ozei Luiz da Silva.

1º Lugar Matéria Jornal Impresso, Gutemberg Bogéa, MA – Jornal JP Turismo do Maranhão. Para fazer a entrega, Maria Conceição Junckes, presidente da ABAV-SC.

1º Lugar Matéria TV – Gilberto Gonçalves dos Santos – SC – TV Folha Norte de Florianópolis. A entrega foi realizada pela representante da Secretaria de Turismo de Joinville, Vanessa.

Também o papel de cada seccional foi destacado, afinal, uma entidade com seus 65 anos de história só consegue construir raízes de norte a sul do país através de suas associações em cada estado brasileiro. Todas as homenagens àqueles que levam o nome da Abrajet para o Brasil e o mundo. Mas tem duas que merecem o destaque especial.

Uma delas é a Abrajet-TO, que comemorou três décadas. Luiz de Souza Pires, presidente da Abrajet-TO, recebeu uma justa homenagem.

A noite foi também de homenagear quem trabalha com amor e dedicação para fazer a Abrajet cada vez melhor. E, nesta lista, o destaque foi para o presidente da Abrajet-SC, Gilberto Gonçalves dos Santos, que organizou com sucesso a 37ª edição do Congresso Nacional em Joinville.

Como uma boa gestão se faz com união, parceria, ideias e pessoas que buscam sempre contribuir para um mandato de realizações. Uma homenagem especial ao vice-presidente gestão 2018-2022, Nilton Guedes (PA).
“Mais um ciclo se encerra e a palavra para este momento é gratidão. Que o novo ciclo se inicie com a esperança de mais motivos para agradecer. Seu trabalho como vice-presidente da Abrajet Nacional gestão 2018/2022foi esplendido no êxito e conquistas”

Jean Luiz Sampaio Féder (PR), foi também mais um dos jornalistas homenageados pelo apoio incondicional, pela transparência e pelas palavras sábias, pelo sorriso amigo, pelo abraço reconfortante. “Eu agradeço todos os momentos dedicados à nossa gestão 2018/2022 na Abrajet Nacional. Muito obrigado”!

Se o segredo do sucesso está sempre nas pessoas e na qualidade do trabalho delas, uma justa homenagem às pessoas que apoiaram a realização do Congresso em Joinville. O reconhecimento a Maria Conceição Juncke, presidente da ABAV, Ozei Luiz da Silva, presidente do CVB e ao prefeito municipal de Joinville, Adriano Silva, representado pelo secretário de turismo de Joinville, Guilherme Augusto Gassenferth.

Assembleia Geral e Reunião de Conselho marcam o segundo dia de evento

Assembleia Geral e Reunião de Conselho marcam o segundo dia de evento/Foto: Carlos Alves

O segundo dia começou com a reunião de conselho que contou com uma palestra da jornalista Vânia Monteiro sobre presença digital. Em suas palavras, orientação e links para que os jornalistas pudessem avaliar como está a presença digital de seus veículos. Como entender melhor o seu alcance no meio online e, como utilizar os números e indicadores para obter melhores resultados na área comercial.

Na sequência, assuntos como prestação de contas, relatórios anuais das seccionais e comitês, apresentação dos estados candidatos a sediar o próximo Congresso, aprovação dos relatórios e balancetes das seccionais, além de referendar o período que Belmiro Gregório dos Santos foi presidente da Abrajet Nacional.

Nova diretoria da Abrajet Nacional é empossada

Outro destaque foi a eleição da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, gestão 2022/2024 que reconduziu Evandro Novak para seu segundo mandato à frente da entidade. A nominata da diretoria ficou assim definida:

Presidente: Evandro Novak (SC)
Vice-presidente: José Aparecido Ribeiro (MG)

DIRETORES
Dir. Administrativo: Luiz de Sousa Pires (TO)
Dir. Financeiro: Juarez Tavares (RS)
Dir. Operações: Nilton Guedes (PA)
Dir. de Comunicações: João Carlos Amaral (MG)
Dir. Rel. Institucionais: Ricardo Guerra (PE)
Dir. Marketing e Rel. com o Mercado: Juarez Tavares (RS)
Dir. Expansão: Maria José Alves Contrim (TO)
Dir. Rel. Mercosul: Maely Silva (SC)
Dir. Mídias Sociais: Vânia Monteiro (SC)
Dir. Secretária: Jurema Josefa Silva (RS)
Dir. de Projetos: Jean Luiz Sampaio Féder (PR)
Assessor Jurídico: Dr. Alessandro Ferreira Agacy

DIRETORES REGIONAIS
Região Sudeste: Antônio Claret Guerra (MG)
Região Extremo Norte: Tânia Monteiro (PA)
Região Sul: Gilberto Gonçalves dos Santos (SC)
Região Nordeste: Nélia Marize Moura Lino (PE)
Região Centro Norte: Wilson Soares de Oliveira (PA)
Região Centro Oeste: Terciany Ribeiro Lima (TO)

CONSELHO FISCAL
Luiz Felipe de Moraes Moura (PE) – Suplente: Carlos Alberto Alves (SC)
Sandro De Mattia (SC) – Suplente: Sílvia Novalski (SC)
Pierpaolo Nota (PR) – Suplente: Maria Hordalia Cardoso (RS)

CONSELHO DE ÉTICA
Alberto Melo Viana (PR) – Suplente: Wilson Cesar Malinoski (SC)
Lúcio Luiz Colombo (SC) – Suplente: Ariadne Quintela (PE)
Ivone Ferraz (RS) – Suplente: Lucio Freire dos Santos (PR)

Nova marca da Abrajet Nacional é apresentada

Juarez Tavares- Presidente da Abrajet-RS, fez a apresentação da nova marca da Abrajet/Foto: Carlos Alves

O presidente da Abrajet-RS, Juarez Tavares, fez a apresentação da nova marca da Abrajet. Um estudo e conceituação adaptando ao que a entidade se propõe a representar. Um país com muita água e florestas. As cores azul e verde trazem marca da entidade o verdadeiro potencial do turismo ligado ao meio ambiente. O azul para representar as águas afluentes e seus potenciais turísticos. E o verde para representar as florestas, mata. Uma marca que foi aprovada por unanimidade e que, a partir de 2023, passa a ser utilizada tanto para a Abrajet Nacional, quanto para as seccionais de cada estado.

Projeto Destinos Turísticos Inteligentes foi apresentado pelo Sebrae-SC

Julia Nunes, consultora do SEBRAE um dos parceiros do evento apresentou o projeto Destinos Turísticos Inteligentes e o projeto Place Branding aos jornalistas/Foto: Carlos Alves

A consultora do Sebrae Santa Catarina, Julia Nunes, apresentou ao final das atividades do Conselho da Abrajet, o projeto Destinos Turísticos Inteligentes e o projeto Place Branding.

“Place Branding é um conceito para pensar os territórios como marcas. Trata-se do processo de identificar vocações, potencializar identidades e fortalecer lugares. Este trabalho foi realizado com a participação de mais de 160 pessoas de todos os setores da cidade, incluindo moradores, estudantes, associações, universidades, empresários, executivos. Já o destino turístico inteligente vem com uma proposta inovadora e envolve toda área de tecnologia e o pólo industrial de Joinville que hoje conta com aceleradora de startups e pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Uma verdadeira imersão em inovação e tecnologias”, explicou Julia.

Minas Gerais e Pará disputaram a sede do 38° Congresso da Abrajet em 2023

José Aparecido Ribeiro – Presidente da ABRAJET Minas Gerais, apresentou Belo Horizonte como sede do 38º Congresso Nacional da ABRAJET/Foto: Carlos Alves

Apresentando belezas naturais e atrativos turísticos de tirar o fôlego, Belo Horizonte, em Minas Gerais foi eleita a cidade sede do 38° Congresso da Abrajet em 2023.

Altamira, na região do Xingu, também se candidatou para receber o evento. Mesmo não sendo eleita, foi possível conhecer um pouco as belezas naturais, da fauna e flora do maior município do Brasil, terceiro maior do mundo.

Diga não à exploração sexual infantil

As jornalistas Neneca Campos e Maely Silva associadas da AFEET Brasil, com o apoio do Presidente da ABRAJET Nacional, reforçaram o pedido de apoio na divulgação da campanha junto aos colegas presentes no Congresso/Foto: Carlos Alves

Carregando no peito a defesa de crianças e adolescentes, Neneca Campos e Maely Silva apresentaram o projeto e fizeram um apelo aos presentes. “Precisamos do apoio e divulgação. Estamos nesta luta para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. Isso não é turismo, isso é crime”, reforçou Neneca.

No dia 25/11 foi comemorado o Dia internacional de combate à exploração da mulher. “Uma data para que nós, jornalistas, pessoas responsáveis com divulgar a verdade, possamos dar voz a uma campanha que protege muitas vidas. Começamos por proteger a infância, às mulheres e desenvolver ainda mais o nosso turismo”, enfatiza Maely.

Maranhão presenteou os participantes do evento

Lea Zaqueu, presidente da Abrajet do Maranhão, em nome do governador do estado e do secretário estadual de turismo, distribuiu mimos aos jornalistas/Foto: Carlos Alves

Lea Zaqueu, presidente da Abrajet do Maranhão, em nome do governador do estado e do secretário estadual de turismo, distribuiu mimos aos jornalistas como forma de agradecimento pela divulgação dos atrativos turísticos do estado ao longo dos últimos anos. Aos presidentes das Abrajet’s estaduais, artesanato de palha de buriti que foi transformada em uma pasta de trabalho, também o bumba meu boi, um barco, tradicional meio de transporte turístico, cachaça do Zito, primeira cachaça do Maranhão, alguns colares feitos com produtos locais, e muitos outros.

Dois dias de visitas aos atrativos turísticos de Joinville
Depois de dois muita cultura e conhecimento técnico nas visitas realizadas em alguns dos pontos turísticos de Joinville.

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Jornalistas visitaram a Escolha Bolshoi/Foto: Carlos Alves

O grupo começou a sexta-feira(25/11), conhecendo a estrutura da escola Bolshoi que tem a missão, há 22 anos, de formar artistas cidadãos promovendo e difundindo a arte-educação. A única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia, a escola proporciona a formação de artistas da dança. Com um compromisso social, atrai alunos vindos de diferentes estados do Brasil e também do exterior. Na visita, a comitiva de jornalistas conheceu João Vitor Silva, de Minas Gerais. O menino de apenas 13 anos, trocou a cidade natal, decidiu viver longe da família para estudar dança. Junto com a irmã Maiara Silva, de 26 anos, João está a mais de um ano e meio com dedicação total para se tornar um dos melhores bailarinos do mundo.Museu da Imigração e Colonização, Rua das Palmeiras e Trilha do Patrimônio

Os jornalistas conheceram um pouco mais sobre a história do nosso país/Foto: Secult Joinville

Localizado na região central da cidade o Museu da Imigração e Colonização é o mais visitado de Santa Catarina e um dos mais visitados no Sul do país. A instituição é responsável por “recolher artefatos culturais, documentações e publicações relacionadas ao processo histórico da imigração no Sul do País, produzir estudos sociológicos, históricos, etnográficos e etnológicos e elaborar exposições e divulgação”.

Organizado em dois grupos, os jornalistas conheceram um pouco mais sobre a história do nosso país. Em uma das paredes, a mensagem simboliza o que foi vivido: “Olhar para uma das construções mais antigas de Joinville é entender que as suas paredes carregam não só a materialidade desta importante construção, mas parte significativa da história da antiga colônia Dona Francisca. A Maison de Joinville é um patrimônio histórico nacional, e ocupa a memória dos moradores da cidade e das pessoas que a visitam o museu”.

Desde a abertura do espaço, houve um amplo trabalho de reparo das edificações, projeto do paisagismo e drenagem, além do espaço saberes e fazeres, uma nova construção com vários instrumentos de trabalho. Além disso, um jardim sensorial está em fase final de execução e logo será entregue para que a comunidade também posso usufruir.

Instituto Juarez Machado

Edson Machado, o irmão de Juarez, deu as boas-vindas aos jornalistas/Foto: Carlos Alves

Juarez Machado nasceu em Joinville em 16 de março de 1941. Vivendo no meio de obras primas e com pais artistas, desenvolveu suas habilidades também incentivado pela mãe que pintava leques. No auge dos seus 20 anos, Juarez então foi aprimorar seus dons na escola de belas artes, começando a estudar de forma mais acadêmica as artes.

Nos anos 70, já trabalhando no Jornal do Brasil com tiras. Também entre 70 e 78 trabalhou na Globo, seguindo na sequência para Paris, onde montou seu ateliê, o qual possui até hoje, iniciando sua segunda fase como artistas, mais na área de pintura e não de desenhista como era até então conhecido.

A atual sede do Instituto foi fundada em 2018 e abriga parte de suas obras, tendo como grande missão, manter vivo o nome de Juarez Machado com obras que jamais serão vendidas. Também possui três espaços que tem o objetivo de divulgar outros artistas, abrindo as portas para que possam mostrar suas obras.

Quem deu as boas-vindas aos jornalistas foi Edson Machado, o irmão de Juarez, já que o mesmo chegou a pouco tempo de Paris e vem se recuperando de uma cansativa viagem internacional. “Estamos muito alegres por estar com vocês aqui. Esta é uma casa dos artistas, não temos recursos públicos e ao comemorar 8 anos de atividades, este trabalho de divulgação que os jornalistas fazem é muito importante para o sucesso de um projeto como este”, enfatizou Edson.

Visita ao Caminhos de Dona Francisca
Uma visita para validar as experiências memoráveis proposta pela rota que contempla mais de 10 atrativos, entre eles, a cachaça, a colheita de pitayas e os atrativos que presevam as belezas naturais e históricas da cidade. As paisagens bucólicas do campo e as propriedades com belos jardins formam o maravilhoso cenário que levaram à serra. Um passeio guiado por Maria Conceição Junckes com maestria, e brilhantemente recepcionado pelos empresários locais, tornou a visita aos atrativos da rota ainda mais especial.

Cachaçaria e Restaurante Max Moppi
Destaque para a degustação realizada na Cachaçaria Max Moppi, onde os jornalistas puderam conhecer o processo artesanal de fabricação, finalizando com uma deliciosa degustação dos produtos.

Parque dos Hemerocallis

O casal Dario e Neuza, proprietários do Parque Hemerocallis receberam os jornalistas com muito carinho/Foto: Carlos Alves

Com um dos mais belos cenários, mesmo com muita chuva, os jornalistas circularam em meio as flores, e puderam contemplar o espaço ao som de música clássica, executada em um piano na capela. O trajeto foi acompanhado pelo casal Dario e Neuza que contaram sua história de progresso.

A empresa que nasceu e cresceu por ouvir seus clientes e viver em constante melhoria, ensinou a importância de uma gestão que preza pela qualidade sempre.

Hemerocallis vem do grego hemero: que quer dizer por um dia e callis, beleza. Resumido: beleza por um dia. Uma flor de apenas um dia, mas de uma beleza sem igual!

O jardim todo pensado em acessibilidade para facilitar a visita por pessoa também com necessidades especiais. Para quem quiser conhecer mais sobre este projeto basta acessar o site www.agricoladailha.com e também as redes sociais com o mesmo nome @agricoladailha

Se Joinville é reconhecida pelo seu potencial industrial e turismo de negócios e eventos, o turismo rural e de lazer ganha espaço e é um novo potencial para a região. A rota Caminhos de Dona Francisca é formada por 10 atrativos que incluem propriedades rurais e o mirante da Serra Dona Francisca; por 4 restaurantes que oferecem gastronomia típica da região, incluindo pratos da culinária alemã, cucas e café rural, além do tradicional pastel com caldo de cana; e, ainda, por 3 opções de local para hospedagem. Informações completas sobre a rota Caminhos de Dona Francisca, bem como sobre outros roteiros e atrativos do turismo rural de Joinville, estão disponíveis no site www.turismoruraljoinville.com.br.

Musicarium: um espetáculo sem igual

Visita ao Teatro Musicarium para ouvir a Camerata Joinville fechou a programação técnica do 37º Congresso/ Foto: Carlos Alves

A visita ao Teatro Musicarium para ouvir a Camerata Joinville fechou a programação técnica de visita aos atrativos turísticos com chave de ouro.

O Musicarium iniciou sua trajetória em 2017. Desde então vem trilhando um sólido caminho de crescimento com uma Orquestra Infantojuvenil, formada em 2019, uma Orquestra Jovem em pleno desenvolvimento, em direção à formação da Orquestra Filarmônica Profissional em 2030.
O espetáculo apresentado levou os jornalistas a aplaudirem de pé o repertório executado.

Na manhã deste domingo (27/11) os jornalistas retornam aos seus estados, deixando um pouco da sua cultura e levando um pouco de Santa Catarina, através dos empresários locais de Joinville. Um cidade com suas diversidades e contrastes que permitiu com que os participantes do 37º Congresso Nacional da Abrajet, que teve o apoio da Prefeitura Municipal, Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Sebrae-SC. Abav-SC, Naalt Hotel, Opa Bier e Hotel Bourbon, conhecessem a Serra e o mar em apenas dois dias. Viva Joinville. Viva o turismo brasileiro. Até 2023, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no 38º Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.